Ementa

Ementa: Aplicação prática de conhecimentos teórico-metodológicos trabalhados nas disciplinas oferecidas até o 4° período, com enfoque na estrutura e produção de documentos em arquivos permanentes.

Objetivos

Objetivos: A partir do conhecimento obtido nas disciplinas cursadas até o 4º período, analisar o acervo de um arquivo permanente e elaborar uma proposta de quadro de arranjo, vocabulário controlado e plano de emergência para o mesmo.

Pratica 2° Bimestre

Pratica 2° Bimestre: Elaboração do vocabulário controlado. Elaboração de um Plano de Emergência para uma instituição mantenedora de acervos. Dados a serem apresentados no relatório parcial 2: vocabulário controlado (em apêndice o quadro de arranjo) e o plano de emergência.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Plano de emergência para o CDH Hugo Pereira Neves

1. Introdução:
Este plano de emergência tem como propósito estabelecer ações que possam se executadas em caso de catástrofes e afins. Dessa forma os pontos principais estão pautados nas possibilidades de remoção, em caso de eventualidades previstas, e nas primeiras intervenções que possam inibir maiores perdas. Da mesma maneira, são estabelecidos os processos que devem ser realizados em um segundo momento, visando a recuperação das fontes históricas presentes no acervo do CDH.
Ficam previstas coberturas para as seguintes situações:
- Incêndio acidental ou intencional;
- Inundações por chuvas excessivas, maremotos ou similares;
- Destruição por vendavais;
- Infestações de insetos;
- Furtos ou vandalismos.

2. Ações:
Caso exista alerta antecipado de alguma catástrofe, deve-se proceder para cada caso uma série de ações de emergência. Em geral, o que pode ser previstos são as inundações e os ventos fortes e alguns incêndios caso sejam ocasionados por falhas na rede elétrica.
Quando há suspeita de possibilidades de chuvas fortes ou agitações marítimas, as principais iniciativas situam-se em remover os acervos a mais depressa possível. Para isso, o segundo andar do prédio onde está o arquivo deverá disponibilizar ao menos uma sala onde os documentos possam ficar ate que o alerta seja suspendido. Essa atividade no entanto, é trabalhosa e não deve ser executada sempre que houver previsão de chuva, sendo reservada a possibilidade de maremoto ou chuvas torrenciais contínuas. a remoção para o andar superior será realizada através de um elevador de pequeno porte, movimentado por roldanas e acionado manualmente.
Se a hipótese for de pequenos alagamentos o sistema de drenagem deve ser acionado. Existindo a alerta, o sistema ficará acionado continuamente nos períodos em que não houver ninguém no local. Já se houver alguém no local, o sistema somente será ativado quando constatar-se a entrada de água.
Quanto aos vendavais a menos complexidade , se alertas forem emitidos por estações meteorológicas ou se o vento estiver com mais força do que habitualmente, as janelas metálicas serão fechadas.

"tem continuação!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário